Saturday, November 28, 2009

karim e salim brincarão com pistolas?


Hoje a caminho de casa.. 
Cerca de 5 crianças vizinhas brincavam com pistolas apontando uns aos outros e aos carros que passavam..
Fiquei chocada! Até parei o carro para brigar com eles mas saíram a correr..
 

Voltei para casa a pensar se darei aos meus filhos, quando pedirem, uma pistola, espada, arco e flexa, etc.
A primeira resposta que me ocorreu foi não, mas logo de seguida tentei lembrar se os meus pais me deixaram e lembrei-me perfeitamente que fartei de brincar com pistolas.
 

Mas que brincadeiras fazia eu? O que significava aquilo para mim? É claro que não era mais do que um simples brinquedo que me fazia sentir mais "forte" que o meu amigo e que derrubaria (nem era matar!) o inimigo/ladrão em caso de necessidade.


Visto assim, o que interessa não é a finalidade do objecto em si, mas o que na imaginação delas o objecto serve.  Até os filmes da Disney têm armas, mas o conceito do uso da arma é protecção e superioridade ao inimigo.
 

Respondendo à questão, deixarei brincar e dar asas à imaginação, mas terei o cuidado para quando chegar a hora de explicar que infelizmente a arma é perigosa, farei.. Mas acredito que nessa idade já não haverá o interesse deles por esses brinquedos.
mamãs, papás, tias e tios.. que pensam?
Pesquisei um pouco na net e deixo aqui um artigo para lerem da revista pais & filhos.



sofss @home

2 comments:

  1. Zezinha8:13 AM

    Os meus filhos adoram brincar "às pistolinhas", como eles dizem, que é um misto de "polícias e ladrões" e "escondidinhas". É uma brincadeira entre muitas, onde se divertem sem se zangarem. Pior é quando se engalfinham por dá cá aquela palha!!!

    ReplyDelete
  2. Particularmente não gosto. Infelizmente, o filhote ganhou uma espada e um pistola de piratas (quem foi consultado sobre o presente foi o pai). Na medida do possível as armas ficam escondidas, pra ver se ele esquece. Agora ele encontrou a solução, as faz com lego!

    ReplyDelete