
Karim e Salim devorando uma "katxupa rafogadu/gizod" (Cachupa na frigideira com refogado de cebola, até ficar bem seco e acompanhado de ovo estrelado).
Sempre que posso, sábado ou domingo, pequeno almoço é cachupa que como diz o bom caboverdiano, sustento do homem.
É de pequenino que se cria os bons hábitos alimentares. Da mesma maneira que eles estão a aprender a falar e a conhecer o mundo, etc, o mesmo se passa com o paladar e os hábitos na mesa.
Segue umas dicas que aprendi (principalmente com o meu pai):
- Tudo o que está à mesa é para comer, não a história de mamã e papá comem peixe e os meninos hamburger por exemplo. Apartir de 1 ano, faz-se a mesma coisa para todos.
- Quando já estiverem um pouquinhos mais crescidos a ponto de se servirem a si próprios, devem ser elas próprias a servirem, isso dá a responsabilidade de o que eles se servirem têm de comer (controlado para não esquecerem da salada)
- O prato deve ter tudo o que está na mesa, mesmo que nos primeiros anos seja dificil fazê-los comer (saladas, legumes), mas com o tempo ficará na rotina e nem se lembram do "eu não gosto disto"
- A mesa tem que ser colorida, falta de cores significa falta de vitaminas
- Os filhos devem participar na preparação da refeição, dá mais prazer comer algo preparado com a nossa ajuda (exemplo picar alface, mexer a comida, temperar)
- Leve as crianças às compras e peça para ajudar a escolher as frutas e legumes, aumentará a curiosidade com o sentimento de responsabilidade
Uma boa semana para todos :)
- Posted using BlogPress from my iPhone
Location:Café Sofia
No comments:
Post a Comment