Sunday, March 13, 2011

A Gala CVMA











A Gala foi MAGNÍFICA!

Uma noite em cheio, assembleia linda, palco, apresentadores, as actuações.

Os resultados podem ser vistos aqui.

As minhas notas positivas vão para:

- Beto Dias, o homem da noite, 3 prémios, melhor funaná, melhor albúm electrónico e melhor artista masculino.
Ao receber o prémio de melhor funaná disse: "isto é para provar aos que dizem que eu só faço cabozouk, que eu faço música de Cabo Verde", adorei :)
Com o terceiro prémio chorou que nem uma criança, foi emocionante.
Para mim, mais do que, se mereceu ou não relativo aos anos de 2009/2010, foi um reconhecimento de 21 anos dedicados à música de Cabo Verde. Isto também se aplica a Grace Évora, melhor DVD e o meu ídolo Jorge Neto, melhor artista em palco.

- Assim como os vencedores do parágrafo de cima, adorei ver reconhecido o mérito destes dois grandes mestres da música de Cabo Verde, Hernâni Almeida, melhor instrumentalista e Kim Alves, melhor produtor.

- Os Ferro Gaita, levaram o prémio de melhor banda ao vivo. Melhor maneira de homenagear 10 anos de carreira. Este grupo mantém o nosso funaná tradicional vivo e leva-o a 4 cantos do Mundo.

- A voz da vocalista dos Cordas do Sol, Ceusany Pires (thanks Gilson pela ajuda no nome). Um vozarão forte mas doce.

- Fizeram um video a homenagear os vários artista que morreram nos últimos 10 anos. Dês do Pantera a Nha Nácia Gomi, esta homenagem foi um apertar no coração e muitos não contiveram as lágrimas. Não se tem a noção do que aconteceu à música de Cabo Verde nestes últimos anos falando exporádicamente de cada um individualmente. A terra roubou a música Caboverdiana!


As minhas notas negativas vão para:

- O facto da Mayra Andrade não ter ganho nenhum prémio. Como é possível? Um dos icons da música mundial e não ganha nada no seu próprio país!?!? Acho que merecia a melhor voz feminina, melhor albúm e melhor música. Este último, ela provou isso no palco, sendo a ùnica de todos os nomeados a actuar em palco sem playback, ela com voz e ferrinho e Kim Alves na guitarra. Enfim...

- Menine de rua como melho música. Sinceramente, não gosto da música. Acho-a melódica, mas não gosto da letra. Tem uma mensagem muito importante, a chamada de atenção da situação dos meninos de rua, mas a letra é super repititiva e excessivamente rimada.

Opiniões à parte...

O evento foi fenomenal, espero que tenha vingado os desafios e que seja para perdurar.
Às pessoas que trabalharam dia e noite, entre eles o Gilyto, a Soraia e a Gisela, muitos parabéns. Provaram mais uma vez serem uns profissionais de qualidade, incansáveis e de uma alma enorme.
Resta-me como Caboverdiana, agraceder-vos pelo que fizeram pela Nossa Música.

Viva à música de Cabo Verde!


- Posted using BlogPress from my iPad


No comments:

Post a Comment